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10 tipos de conteúdo que vão impulsionar as suas redes sociais

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Clinisharp

15/02/2025

Existem diversos tipos de conteúdo que podem ser usados de forma estratégica nas redes sociais de um profissional da Saúde. Por isso, neste post, vamos apresentar os 10 formatos que costumam ter o melhor desempenho entre os internautas.

1 Listas

Este artigo é um exemplo claro de lista, pois apresenta 10 tópicos de um mesmo tema! Trata-se de um formato de postagens que costuma chamar a atenção e engajar os seguidores, pois é fácil de consumir e resume o conteúdo no título. Assim, o texto precisa, obrigatoriamente, ser dividido em tópicos com uma linguagem objetiva.

Imagem de exemplo

Essa estrutura pode ser publicada em diversos formatos, como post estático, carrossel, vídeos (curtos ou longos), entre outros. Para exemplificar o poder das listas, podemos citar o BuzzFeed, um dos sites mais acessados do mundo e que trabalha apenas com conteúdos em lista.

Exemplos:

  • 5 alimentos que você deve evitar se quiser controlar [UMA CONDIÇÃO OU DOENÇA]
  • 3 hábitos que pioram [UMA CONDIÇÃO OU DOENÇA] e você não sabia
  • 3 motivos pelos quais aderir a [TRATAMENTO OU HÁBITO]

2 Como fazer

Em tempos de tantas informações e de tantos pseudoespecialistas espalhados pela internet, o público está carente de informações verídicas, que partam de quem realmente sabe do que está falando.

A base desse tipo de conteúdo para redes sociais são dúvidas de pacientes ou seguidores. Quando você já construiu a sua autoridade na área, as pessoas confiam no que você fala e seguem aquilo que você ensina. Por isso, apostar em formatos de conteúdo no estilo ‘como fazer’ é uma boa forma de se aproximar da audiência.

Exemplos:

  • Como potencializar os efeitos do [TRATAMENTO QUE VOCÊ APLICA]
  • Como me preparar para a consulta de [SUA ESPECIALIDADE]?
  • 💡Dica: As estruturas podem ser mescladas, como, por exemplo:
  • Como fazer autoexame em 3 passos? (Formatos ‘lista’ e ‘como fazer’).

3 Comparativos

Nesta estrutura, você analisa e compara dois (ou mais) produtos, medicamentos ou tratamentos, destacando as semelhanças, diferenças e analisando os pontos fortes de cada um.

Considere que as pessoas sempre querem saber qual a melhor opção, os prós e contras antes de fazer qualquer investimento. Aproveite esse momento para reforçar sua autoridade, trazendo embasamento científico e um pouco da sua experiência clínica na área. Além de esclarecer dúvidas, esse conteúdo auxilia o público na tomada de decisão.

Exemplos:

  • Protetor solar: físico x químico
  • Consulta médica: presencial x teleconsulta
  • Sorriso lindo: clareamento x branqueamento

4 Motivacional

Conteúdos para redes sociais do tipo motivacional servem para te conectar com a sua audiência de forma mais pessoal, pois servem como incentivo, fortalecendo o seu relacionamento com o público.

É a ligação entre a sua marca pessoal e a sua persona. A motivação externaliza suas crenças, seus objetivos e o seu propósito, além de romper a barreira entre conteúdo técnico e emocional.

Exemplos:

  • Frases de filmes inspiradores
  • Frases de autores reconhecidos
  • Trechos de músicas reflexivas

5 Opinião

As pessoas procuram opiniões de especialistas sobre filmes, produtos, serviços, alimentos, etc. Dificilmente alguém efetua uma compra sem fazer uma pesquisa na internet. As pessoas são influenciadas por opiniões de outras pessoas que sabem mais sobre certo tema.

Imagem de exemplo

Como profissional na sua área, você tem autoridade para emitir opinião sobre notícias que viralizam. Aproveite para esclarecer mitos e verdades e orientar seu público acerca de cuidados que podem ter relação com o caso analisado.

6 Bastidores

Mostrar o que você faz fora do âmbito profissional faz com que as pessoas se conectem com você. O que você come? Qual o nome do seu animal de estimação? Quem é a sua família? Quem são os demais profissionais que atendem na sua clínica ou consultório? Os bastidores transparecem os teus valores como pessoa e como profissional.

Além disso, o público não quer se conectar apenas com uma marca, mas também com o ser humano que está por trás dela.

Exemplos:

  • Uma foto em um passeio em família ou viagem
  • Uma foto com o seu pet
  • Uma recordação com um pouco da sua história

Imagem de exemplo

💡Dica: Mostre também os bastidores dos tratamentos na clínica. As pessoas não querem ver apenas o resultado final, mas também o processo de evolução do seu trabalho.